Marcelo de Souza Magalhães

Possui graduação (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em História pela Universidade Federal Fluminense. É professor do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2010, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Desde 2014, atua como professor do Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIRIO - ProfHistória. Coordenador Adjunto de Mestrado Profissional da área de História junto à CAPES. De 2000 a 2010, foi professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo atuado nos cursos de graduação e mestrado em História. Coordenou o Programa de Pós-graduação em História Social da UERJ entre 2008 e 2010. Foi membro do Conselho Consultivo da Sub-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UERJ de 2009 a 2010. Foi professor do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro de 2008 a 2009. É pesquisador nos seguintes grupos registrados no CNPq: Núcleo de Documentação, História e Memória, sediado no Departamento de História da UNIRIO; Oficinas de História, sediado no Departamento de Ciências Humanas da UERJ; Núcleo de Pesquisas em História Cultural, sediado no Departamento de História da UFF. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, cidadania, Primeira República, História da cidade do Rio de Janeiro, participação política, campo político local, Poder Legislativo municipal. (Lattes)

 

Monica Piccolo de Almeida.

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é professora do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão,Coordenadora do Mestrado História, Ensino e Narrativas (PPGHEN/UEMA) e professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Socioespecial e Regional da mesma Universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica, história política e processo eleitoral. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC) e Coordenadora da Rede Proprietas/NE . ( Lattes)

 

Noé Freire Sandes

   Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em História Política do Brasil pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, identidade, nação, historiografia e região. Desenvolve a pesquisa "Entre a memória e a história: os exilados da velha república" financiada pelo CNPq.


 

 

Regina Maria da Cuna Bustamante

possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em História Política do Brasil pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, identidade, nação, historiografia e região. Desenvolve a pesquisa "Entre a memória e a história: os exilados da velha república" financiada pelo CNPq. ( Lattes)

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (1983), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (1990) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense / UFF (1998). Atualmente, é Professora Associada da UFRJ, vinculada ao Instituto de História, sendo docente dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em História e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) e Curso de Mestrado Profissional de Ensino de História do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) / PROFHISTÓRIA. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Laboratório de Estudos do Império Romano (USP, UFOP, UFES, UFG, UNESP Franca, UFRB e UFRJ) e Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFMG e UFRJ). Co-editora científica da Revista Phoînix (ISSN 1413-5787). Atua na área de História Antiga, com ênfases em: Antiguidade Romana, desenvolvendo pesquisa em África Romana, identidade/alteridade e imagética, e Ensino de História, particularmente em Educação Patrimonial, documentos e o seu uso na produção e no ensino do conhecimento histórico escolar. (Lattes)

 

João Júlio Gomes dos Santos Júnior

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) com estágio doutoral sanduíche na Freie Universität (Berlim). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atuou como Professor Substituto da Universidade Federal de Santa Maria. Foi Vice-Coordenador do GT de História Política da Associação Nacional de História Núcleo Regional - Seção RS. Tem experiência na área de História do Brasil República principalmente nos seguintes temas: diplomacia e política. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CAPES/PNPD junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, onde desenvolve uma pesquisa sobre asilos diplomáticos na América Latina. (Lattes)

Daniel Porciuncula Prado

 

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (1999) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande/RS e realiza assessoria junto aos movimentos sociais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, Movimento Operário, História Ambiental e Educação Ambiental. ( Lattes)


Leandro Antônio de Almeida

Possui bacharelado, licenciatura, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre a história cultural brasileira no período republicano, através da obra do escritor João de Minas. É professor do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lecionando nas disciplinas de Ensino de História e Estágio Supervisionado (Regência). É vice-coordenador do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Como projeto de extensão, coordena o Laboratório de Ensino de História do Recôncavo da Bahia (LEHRB). ( Lattes)

 

 Professora Drª Eliana Rela

   Doutora em Informática na Educação pela UFRGS (2010). Realizou estágio doutoral na Università Degli Studi di Padova – Itália, mantendo redes de colaboração com grupos de pesquisa da UNIPD. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Graduada em cLicenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1988). É professora da Universidade de Caxias do Sul. Atua no corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em História da UCS. Faz parte do corpo colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação da UCS. Coordena a edição da revista Métis.Tem experiência nas áreas de Formação de Professores; Estágio Curricular no Ensino de História; Processos de mediação no Ensino da História. Ministra disciplinas de Estágio, História da Fotografia. Cultura digital nas Ciências Humanas.

       

 

Luciana Quillet Heymann

Fundação Getúlio Vargas

Bacharel e licenciada em História (UFRJ), mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ) e doutora em Sociologia (IUPERJ). Desde 1986 integra a equipe do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). Professora associada da Escola de Ciências Sociais da FGV e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC), sendo a atual coordenadora do PPHPBC. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Coeditora da revista Estudos Históricos desde 2012. Desenvolve pesquisas nos campos da memória e dos acervos documentais.

 

Adailson José Rui

Possui graduação em história pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto de história medieval da Universidade Federal de Alfenas e Coordenador do Programa de Pós-Graduação- Mestrado Profissional em História Ibérica. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: Idade Média, Castela, Religião, Reconquista e Conquista da América.